domingo, 22 de maio de 2011

Polícia de SP passa dos limites mais uma vez na manifestação pró-maconha


Mais uma vez a polícia militar (com letras minúsculas de propósito) de São Paulo passou dos limites, ao agir com a máxima violência neste sábado (21/5) na avenida Paulista e adjacências, durante manifestação pró maconha.

Não quero entrar no mérito da questão, ou seja, se o movimento foi legítimo ou não. Nem quero também afirmar que não houve violência por parte dos manifestantes. Afinal, eu nem estava lá, só acompanhei pela mídia.

Quero aqui lamentar profundamente a atitude de uma instituição que deveria prezar pela segurança e pela prevenção da violência.

Fiquei indignada quando vi bombas atiradas, cacetetes, chutes e pontapés contra os manifestantes. O que era aquilo? Para mim, as cenas mostraram que os maiores vândalos eram os próprios policiais, que se valeram COVARDEMENTE de seus equipamentos para atacar. Será que eles agiriam dessa mesma forma, se não estivessem com armas? Será que é assim que eles agem com os bandidos perigosos? Será que algum dia alguém disse a eles que sua função é a de proteger e de prevenir?

Quando vejo ações tão repressoras e de abuso de poder como essa de sábado e outras tantas, como a de professores, Passe Libre, Trabalhadores no Primeiro de Maio, vítimas de enchentes e estudantes da USP, muito bem lembradas pelo Blog Maria Frô, aumenta a minha descrença deste governo e diminuem minhas esperanças de me sentir algum dia confortável  e segura com a polícia.


E eu sei que nossa polícia é assim. Vi algumas vezes no Pacaembu torcedores sendo agredidos só por comemorarem pacificamente a vitória de seus times.  

É assim, senhor governador e secretário de segurança, que iremos combater a violência? Diante de cenas como essas, como este vídeo da Folha.com, alguém ainda acredita que veremos diminuir a criminalidade?

Obrigada senhor governador e secretário de segurança por me abrir os olhos e cair na real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário