segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Rádio Metropolitana de São Paulo pode estar envolvida no trote do “falso Lula”

Emissora é suspeita de passar um trote para a rádio australiana SBS , com a entrevista de alguém que se passava pelo presidente

Questões colocadas e problemas técnicos na entrevista levaram a jornalista Beatriz Wagner a desconfiar do entrevistado , o suposto presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela procurou o colega Luciano Borges, correspondente da emissora no Brasil, para ajudar na investigação. Ele, tão logo postou o caso em seu blog, chamado blog do Boleiro, já recebeu retorno dos usuários que diziam tratar-se de uma brincadeira do programa Chupim, da rádio Metropolitana.

Ao saber do caso, da Austrália, a jornalista comunicou ao ministro da Comunicação Social, Franklin Martins. Antes, ela soube que a mesma entrevista havia sido concedida a uma rádio no Canadá e a outra em Angola.

Como tudo aconteceu
Beatriz Wagner foi contatada por e-mail por um homem dizendo-se assessor que se identificou como Caio Martins. Ele sugeria uma entrevista de Lula para falar da segurança do Rio de Janeiro nos jogos olímpicos.

Em princípio, ela desconfiou pela baixa qualidade da ligação, o que não é comum para uma linha da Presidência da República, conforme ela mesma conta no áudio que tem um trecho da entrevista do falso Lula. Depois, quando o falso Lula disse conhecer bem a Austrália, o que ela duvidou, pois em 15 anos que trabalha naquela emissora, nunca soube da presença do presidente. Outra desconfiança surgiu quando o entrevistado chamou o presidente americano, Barack Obama de “meu amigo escurinho”.

Ao ouvir um trote do programa Chupim, da Metropolitana, à rádio Nacional de Angola, o correspondente da SBS percebeu ter o mesmo teor da entrevista concedida à Beatriz.A rádio Metropolitana informou ao Comunique-se que não vai se pronunciar.