quinta-feira, 4 de junho de 2009

Confronto de torcidas. De quem é a culpa?


Sobre o lamentável confronto de ontem à noite entre as torcidas do Corinthians e do Vasco, é muito difícil saber o que realmente gerou toda a situação.


Se a agressão foi gratuita por parte da torcida corintiana, os responsáveis (e por que não os envolvidos também) devem ser punidos mesmo. Para violência deve ter punição mesmo, ainda mais com morte.


Mas é preciso ficar claro que a polícia, seja civil ou militar, não tem preparo para atuar com torcida de time de futebol. E nem precisa ser torcida organizada.


Eu costumo ir ao Pacaembu com meu marido e minha filha, assistir aos jogos "menos perigosos" do Timão. E já cansei de ver policiais prontos para atacar ou agredindo mesmo torcedores por nada.


Outro dia (ano passado), depois de uma partida (se não me engano com o Atlético Paranaense), a galera saiu comemorando, cantando de forma totalmente pacífica e alguns policiais já começaram a bater com cacetetes. Isso ninguém me contou, eu mesma vi. E digo mais, se meu marido não estivesse de braços dados comigo e com minha filha, ele também teria sido agredido. Fiquei horrorizada.


Por isso, é preciso que a imprensa fique bastante atenta, que observe, que tente acompanhar o comportamento dos policiais, porque várias notas que têm sido publicadas ou contadas em rádio e TV não são verdadeiras.


É preciso ficar claro: os policiais não são santos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lula no comando do Banco Mundial? Como assim?


A notícia mais interessante da revista Exame desta semana (3/junho/2009) de longe não é a da capa. E nem tem chamada na capa. É a notícia da página 12, sob o título "Primeiro Lugar".


Vou colocar aqui as primeiras linhas e vocês vão entender:

Para alívio dos que defendem a manutenção das regras eleitorais e desespero dos que querem um terceiro mandado, o futuro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode estar bem longe de Brasília. Mais precisamente em Washington, na presidência do Banco Mundial.


É isso mesmo, quem quer Lula à frente do Banco Mundial é o próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para quem "ele é o cara". Diz a revista que seus representantes já teriam sondado pessoas próximas a Lula para saber se ele aceitaria o convite. O mandado do presidente agual, Robert Zoellick, termina em 2011. Em 65 anos de existência daquela instituição, Lula seria o primeiro presidente que não se origina dos EUA.


É mole?
Foto: Wilson Dias/ABr

Suzan Boyle (pintora) vende seu domínio por US$ 25 mil

A sorte bateu na porta da Suzan K .Boyle. Ela é uma pintora, não sabe cantar nem deve ter interesse em se apresentar no programa “Britains´s Got Talent”. Só que, por conta de seu nome ser o mesmo (sem o K) da participante do programa que estourou na internet nos últimos dias, seu site não pára de receber visitantes. O único jeito foi colocá-lo à venda. Chato né? Quanto vale? Só 25 mil dólares. Dá uma olhada na notícia. É muita sorte!

domingo, 31 de maio de 2009

Pelo respeito de Paraisópolis. Pelo fim do abuso de poder

Como se não bastasse a insegurança dos moradores com as ações de bandidos, agora convivem com outra situação (ainda pior): a volência da PM, que classifica a todos como criminosos e mais: abusam do poder, ao invadir casas sem mandado judicial, assustar crianças e agredir familiares, provocar o pânico, com o mais asoluto desrespeito pelo ser humano, que não tem a quem recorrer.

Essas informações, com depoimentos até mesmo de crianças estão na reportagem "82 dias de medo em Paraisópolis", publicada pelo Estadão. Na reportagem, trabalhadores, crianças e idosos relatam sessões de tortura. O Comando da PM nega abusos e agressões. Entretanto, nas denúncias feitas pelos moradores, as testemunhas ouvidas são apenas policiais.

Uma (corajosa) moradora , Gisele Cristina dos Santos, de 28 anos, que é auxiliar administrativa em uma empresa de telefonia, encontrou voz na web e criou o blog "Paraisópolis Exige Respeito!". Lá tem, inclusive fotos.

Cadê os políticos? Não vão tomar providências? É em ocasiões como essa que a gente vê quem merece nosso voto. Senhores políticos, a memória curta está acabando. Agora temos a internet.

Cadê a OAB? Alguém precisa fazer alguma coisa..