terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lula no CQC. Quem falou foi a dona Marisa, porque o presidente já dormia


Não sei se você viu o final do programa CQC, do Marcelo Tas, da Band, ontem. Se viu, vale o meu comentário, se não viu ficará sabendo agora.


Eu achei muito legal o Marcelo Tas ligar para a residência do presidente Lula e a dona Marisa o atender, dizer que estava assistindo ao programa e conversar ao vivo com o pessoal. Os apresentadores queriam ser os primeiros a dar os parabéns ao presidente, já que passara da meia noite. E dona Marisa, gentilmente e com a simplicidade que lhe confere disse: "o presidente está dormindo, ele teve um dia muito cansativo".


Para quem não viveu o período militar como eu vivi (é certo que vivi o final dele), fique sabendo que isso é inédito. "Nunca antes na história desse país", como diz frequentemente o presidente, tivemos uma cena como essa. Nem dona Ruth Cardoso (que Deus a tenha) que estava tão envolvida com as causas sociais e - ao que tudo indicava - próxima da massa, seria solícita assim a uma ligação de um programa popular de TV aberta.


Não quero aqui - de forma alguma - defender politicamente o Governo, ideais etc. Até porque também tenho algumas divergências. Quero apenas dizer que me sinto muito feliz em ver que estamos avançando do relacionamento autoridade/povo. Eu sei, vocês vão falar: mas trata-se do Marcelo Tas e de seu programa que todo mundo conhece. Mas, mesmo nesses casos, isso nunca acontecia. E eu vejo como um passo para, quem sabe, um dia podermos, qualquer um de nós, ligar para o presidente e ajudá-lo a tomar ações de políticas públicas e, sobretudo, de cidadania que sejam de interesse de todos.