quarta-feira, 28 de março de 2012

Saiba quem são os vereadores fujões da CPI do Hospital Sorocabana

Dos 49 vereadores que registraram presença na sessão da Câmara Municipal de São Paulo para votar a CPI do Hospital Sorocabana (Lapa), 27 se evadiram justamente na hora da votação. Teriam todos sido afetados por uma crise intestinal no mesmo momento? 
Sem zoeira, eles precisam responder aos seus eleitores!
Cerca de cem manifestantes que compareceram ao plenário da Câmara na tarde desta terça-feira  (27) saíram de lá perplexos, sem entender o que aconteceu. Eles foram à sessão para cobrar dos vereadores a votação do pedido de CPI do Hospital Sorocabana, mas os parlamentares “fugiram” do plenário. Resultado: por falta de quórum, nada foi decidido. 

O mais curioso é que 49 vereadores registraram presença no início dos trabalhos. Contudo, apenas 22  participaram no momento de votar a CPI: 18 favoráveis e quatro abstenções. Como era necessário o número mínimo de 28 votantes, não houve decisão.  O que aconteceu com os outros 27 vereadores que ainda estavam na Casa é um grande mistério. Quem sabe uma checagem nos banheiros da Câmara pode identificar. 

Para quem estava presente ficou a impressão de que nenhum dos parlamentares “desaparecidos” quis se indispor com o público. Afinal, estamos em ano de eleições: é mais fácil sumir do que votar contra o clamor popular. Isso ocorre, comenta-se, porque também nenhum deles quer contrariar o governo do prefeito Kassab, que não tem o menor interesse na investigação sobre desvio de dinheiro público naquele hospital, localizado na Lapa (zona oeste), construído com contribuições da categoria ferroviária e que se encontra fechado há um ano e meio.

O Regimento Interno da Câmara diz que é obrigatório haver pelo menos duas CPIs em funcionamento simultaneamente. No momento, não há nenhuma - as duas últimas encerraram seus trabalhos em fevereiro. Porém, costuma-se ouvir nos corredores daquele parlamento que a base de sustentação do prefeito articula aprovar duas novas comissões de inquérito que sejam palatáveis ao Executivo.

Entre os 27 parlamentares que deixaram deliberadamente de registrar voto sobre o tema na sessão desta terça-feira, vários ainda estavam no plenário. Entretanto, fizeram de conta que não era com eles e ignoraram o apelo dos usuários do hospital, ex-funcionários e ferroviários aposentados. Será que algum desses vereadores se dispõe a explicar o que aconteceu? 

A população não entende por que eles ganham salários pagos pelo povo para votar e simplesmente não votam.

Veja a lista dos 27 “fugitivos”:

Abou Anni (PV)
Adilson Amadeu (PTB)
Agnaldo Timóteo (PR)
Anibal de Freitas (PSDB)
Aurélio Nomura  (PSDB)
Carlos Apolinario  (DEM)
Claudinho de Souza (PSDB)
Claudio Prado (PDT)
Domingos Dissei (PSD)
Edir Sales (PSD)
Eliseu Gabriel (PSB)
Floriano Pesaro (PSDB)
Gilson Barreto (PSDB)
Goulart  (PSD)
José Rolim (PSDB)
Juscelino Gadelha (PSB)
Milton Ferreira (PSD)
Milton Leite (Milton Leite)
Natalini (PV)
Noemi Nonato (PSB)
Paulo Frange (PTB)
Ricardo Teixeira (PV)
Roberto Tripoli (PV)
Souza Santos (Souza Santos)
Tião Farias (PSDB)
Toninho Paiva (PR)
Ushitaro Kamia (PSD)


Sabemos que parte desses vereadores são adotados por eleitores. Será que eles poderiam dizer o que aconteceu?