sexta-feira, 18 de junho de 2010

Você gosta de política? E de políticos?

A Lucia Hipólito, comentarista de política da CBN, até que faz comentários interessantes. Pelo menos às vezes. Porém, tem ocasiões que ela presta até um "desserviço" (como diriam os políticos) aos eleitores.


Sem zoeira, parece que ela odeia todos os políticos. E às vezes, parece que odeia até a política. Se for assim, por que continua fazendo comentários? Estamos em ano eleitoral, momento em que os formadores de opinião precisam provocar no eleitor o interesse pelo assunto, já que o histórico de boa parte dos políticos que estão aí é muito ruim. E não adianta pensar que o demagógico projeto ficha limpa vai resolver. Eu não acredito.

Os comentaristas de política devem se atentar para essa questão da forma. A política é muito interessante e importante para todos os cidadãos. Todos precisam se interessar pelo assunto, porque só assim poderemos mudar o quadro que vemos nos parlamentos e nos governos.


A maneira como a Lucia Hipólito (e quem sabe outros comentaristas) comenta de política reforça ainda mais o desinteresse das pessoas, o que prejudica sobremaneira os bons políticos, as políticas públicas e a sociedade como um todo. Basta ver seu comentário na CBN desta quinta-feira (17/6), sobre o PSDB do Rio de Janeiro. E olha que eu não tenho simpatia nenhuma pelos tucanos.


Embora alguns especialistas tentem nos convencer do contrário, ainda temos pessoas em que podemos confiar nosso voto. Além disso, há muita gente nova que merece oportunidade.


Que tal falarmos mais, e de forma positiva, de política e destacar a importância da políticas públicas e a responsabilidade dos eleitos nessas questões?