quarta-feira, 8 de junho de 2011

Audiência Pública discute condições dos imigrantes de São Paulo

As condições socioeconômicas dos imigrantes de São Paulo será tema de uma Audiência Pública a realizar-se dia 13 de junho (próxima segunda-feira), na Câmara Municipal de São Paulo, sala Sérgio Vieira de Mello.


Existem várias denúncias de que imigrantes trabalham em São Paulo ganhando valores bem inferiores ao salário mínimo estipulado por lei.


O pedido da Audiência foi feito pelo vereador Juscelino Gadelha à Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo.


Conforme o vereador, muitos imigrantes que residem em São Paulo são iludidos por empregadores inescrupulosos e trabalham em condições análogas a de escravos, o que não está em conformidade com o Declaração dos Direitos Humanos.

Declaração Universal dos Direitos humanos
Gadelha lembra que, conforme o artigo XXIII da Declaração Universal dos Direitos humanos, todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho. “Infelizmente  isso não tem ocorrido em nossa cidade. Por este motivo, convidamos várias autoridades para falar nesta Audiência Pública sobre o assunto”, afirmou.

Composição da mesa
- Luis  Alexandre de Faria
Auditor fiscal do Trabalho, do Programa de Erradicação do Trabalho Escravo De São Paulo;  
- Padre Mário Geremias
Coordenador do Centro Pastoral do Migrante;  
- Ítalo Cardoso, Vereador (PT)
Membro da Comissão  de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo;
- Ruth Camacho
Advogada especialista em imigração;
- Lúcia Chiyere I. Udemezue
Cientista Social Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados da cidade de São Paulo;  
- Bas’Ilele Malomal
Doutor em Sociologia pela Unesp e membro da Diretoria Executiva do Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil ( IDDAB );  e
- Juscelino Gadelha, vereador, membro da Comissão  de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais da Câmara Municipal de São Paulo e autor do pedido da audiência pública.