terça-feira, 9 de junho de 2009

Blog da Petrobras. Adorei!

Notícia atualizada em 10/06.

Eu sei que o que escreverei aqui irá contra diversos amigos e colegas jornalistas. Mas, também sei que encontrarei diversos apoios.

Me desculpem os que não gostaram, mas EU ADOREI A IDÉIA DO BLOG DA PETROBRAS.

Entendo os motivos que levaram a ANJ e alguns colegas a criticarem, repudiarem... A Associação Nacional de Jornais escreve em sua nota que repudia a "atitude antiética e esquiva com que a Petrobras vem tratando os questionamentos que lhe são dirigidos pelos jornais brasileiros..."

Mas entendo também que a Petrobras não tem que se preocupar com questões e problemas que só dizem respeito à imprensa. Cada um com seus problemas. A Petrobras explica, em resposta à nota, os motivos da criação do blog . Também vale a pena ler "A Petrobras entendeu a internet".

Críticas da imprensa e repercussões


Continuam as repercussões sobre a criação do blog Petrobras Fatos e Dados. Sob o título Petrobras lança blog, mas informações imprecisas de O Globo são replicadas, o site Comunique-se noticia que o jornal O Globo publicou reportagem sobre dados imprecisos publicados pela estatal em seu blog.

O próprio jornal O Globo também publica hoje (10/6) uma entrevista com o especialista em ética, Roberto Romano, professor titular de Filosofia e Ética da Unicamp, em que ele afirma existir uma “ação da direção da Petrobras no sentido de intimidar a imprensa, jornalistas e tudo o mais”.

Na Folha de S.Paulo, coluna Painel, assinada por Renata Lo Prete*, a notícia é de que “petistas graúdos e integrantes do governo” aconselharam o presidente, José Sergio Gabrielli, a pegar leve com a imprensa, evitando um confronto.

*Conteúdo fechado na internet e publicado na edição impressa da Folha de S.Paulo