quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lula e Collor juntos, abraçados, aos elogios???


Sabemos que política se faz com alianças, mas aí já é demais!

Quem te viu e quem te vê! O presidente Lula apostou na memória curta dos brasileiros, e decidiu elogiar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Fernando Collor de Melo (PTB-AL). O elogia aconteceu durante discurso em visita à cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas.

Depois de 20 anos da mais absoluta rivalidade, à frente de um movimento contrário à política de corrupção e de confisco de Collor, sofrendo injustiças pessoais, inclusive, Lula, com a mais absoluta “cara de pau”, diz em ato público que Collor e Renan dão sustentação aos trabalhos do governo e do Senado. O nosso presidente teve até o disparate de se comparar a Collor, quando comentou sobre a popularidade que o ex-presidente mantem entre os nordestinos.

Como lembrou a revista Veja, “a troca de elogios poderia ser normal se, durante a campanha eleitoral de 1989 para a presidência, Lula e Collor não tivessem se enfrentado nas urnas e nos debates televisivos. Em sua campanha, Collor colocou o depoimento de uma ex-namorada do atual presidente, Miriam Cordeiro, que denunciou que Lula tentara convencê-la a fazer um aborto para impedir o nascimento de uma filha do casal, Lurian”. Para quem não se lembra, ou não sabe mesmo, havia quem dissesse que esse foi o estopim da bomba de derrubou Lula, derrotado para o – hoje amigo – Collor, nas eleições de 1989.

Durante a campanha eleitoral, Lula acusou Collor de desvio de recursos dos cofres de Alagoas, enquanto era governador daquele estado. Era um tal de dossiê para cá e para lá, com denúncias das mais graves possíveis, envolvendo corrupção.

Quando Collor foi eleito e tomou posse na Presidência da República, Lula foi seu principal adversário, instituindo até mesmo um governo paralelo. Dois anos depois, as denúncias de Lula e de lideranças do PT, entre elas, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, envolviam um esquema de corrupção organizado pelo tesoureiro da campanha de Collor, Paulo Cesar Farias (o PC Farias). Foi, a partir desses acontecimentos, denunciados inclusive pelo irmão do ex-presidente, Pedro Collor de Melo, que se iniciou o processo de impeachment e, conseqüentemente, o afastamento de Fernando Collor.

A revista Veja disponibiliza um seu acervo digital, o histórico desses fatos. Para não esquecer, assista a um dos debates entre Lula e Collor em 1989 e uma reportagem do Jornal Nacional da época. Ouça o que Lula disse em uma entrevista a Milton Neves, na ocasião.
E para completar, leia o comentário de um internauta no Brasil Wiki, sobre uma foto publicada na internet e em alguns jornais, com Lula e Collor juntos.
A foto da primeira página de ontem (...), de Lula e Collor, poderia ter a seguinte legenda: "Aqui jaz o Luiz Inácio Lula da Silva que um dia encarnou o sonho de milhões de eleitores esperançosos, que acreditaram em vão num Brasil pautado por ética, transparência e moralidade."
Tullio Marcos Soares Carvalho
Belo Horizonte

É bom que o nosso presidente nunca esqueça de que com a internet não há mais memória curta.